quarta-feira, 24 de junho de 2009

Desligue o computador e vá ler um livro!

Pois é, você já deve ter ouvido a frase acima, talvez um pouco diferente, mas o mesmo velho discurso. Acho que nem cabe mais mencionar a televisão. A programação na Tv aberta há tempos não mostra nada de novo, sempre os velhos programas sem graça, os mesmos apresentadores de 50 anos atrás, a mesma fórmula:bundas para a platéia, sensacionalismo nos jornais, e se quiser cultura - vá ler um livro! E a Tv por assinatura não fica atrás:repetições infinitas da programação, filmes que já estão em "fita cassete" faz séculos, e enlatados até não ter mais fim...
Mas surgiu a internet, que transformou o computador num meio de comunicação muito efetivo, com maiores possibilidades que a Tv, pois o conteúdo é mais acessível, você pode divulgar suas idéias, e eu também! Mais fácil que fazer um programa pra televisão. E mais barato...Entretanto, não posso ser cegamente a favor de tudo que rola na internet. Na verdade é tanta informação, que muitas vezes nos perdemos, não conseguimos buscar, não conseguimos encontrar. Analisar os conteúdos que valem a pena também dá um trabalhão...porque, como a Tv, também a internet tem muita porcaria,né! Muitos "fakes" - perfis pessoais falsos, conteúdos inventados, e muita, mas muita cópia..repetiçoes de assuntos, muito "mais do mesmo".
Percebo agora que a internet está ficando como a Tv = só cópia! será? Então precisamos ainda do bom e velho livro. Ter um tempo de desgrudar da tela do computador, ir para um lugar tranquilo, ao ar livre, ou mesmo dentro do ônibus, na sala de espera do dentista... e ler algo que nos acrescente. Mas falar é fácil, difícil e escolher um bom livro! Desligue o computador e leia um livro. Tá legal, mas qual? Nesse ponto as escolas não têm feito muito bom papel. Algumas vezes a literatura só passa a interessar no fim do ensino médio, e para passar no vestibular. E vamos combinar, a literatura recomendada para o vestibular é só pra traumatizar! O cara lê aquelas listas enormes de livros massantes, de 500 anos atrás, escritos num portugues arcaico, e quer que o cara continue lendo depois! Esse nunca mais vai querer ver um livro na frente! Vai mais é querer ver um blog sobre um assunto que o interesse, que fale sua língua. Fato é que esse cara teve a orientação errada. Se tivessem indicado pra ele livros legais...Por que o meio acadêmico torce o nariz para a literatura contemporânea? Por que não citar autores que tenham uma linguagem mais direta, para incentivar os jovens a se interessar pela leitura?
Eu gosto de ver bons sites na internet, ver bons programas na Tv (mesmo com as repetições da Tv por assinatura e falta de criatividade da Tv aberta), mas também gosto de ler livros, bons livros, pelo menos aqueles que eu ache interessantes.
Por isso, não vou só pedir para que vocês desliguem a tv ou o computador e vão ler um livro, como também vou dar dicas sobre alguns. Daí vejam o que interessa e divirtam-se!
Ah, e sintam-se à vontade para postar dicas também!

*Luis Fernando Veríssimo - escritor contemporâneo, seus livros de contos tem um humor sutil e bem colocado nas situações cotidianas. Leiam "A Comédia da vida privada" e "As mentiras que os homens contam". Eu li e adorei os dois!

*Rubem Braga - Li uma coletânea de contos dele. Pareciam crônicas, pois eram situações comuns, muitas na primeira pessoa, dando um tom mais pessoal.

*Agatha Cristie - O primeiro livro que me lembro de ter lido foi desta autora inglesa. Os seus livros apresentam um enredo bem intrigante e misterioso, marcando um estilo de sucesso em romances policiais e de suspense. Leiam " O mistério dos dez negrinhos", é ótimo!

*Clarice Lispector - Tá, tudo bem, ela já caiu em listas de vestibulares diversas vezes. Mas devo admitir que alguns livros exigem certa atenção e afidade para serem lidos, e no fim, o resultado pode ser surpreendente. Eu li "Uma aprendizagem", e não era de vestibular não. É um livro pequeno, mas que deve ser lido com calma, no fim parece que a Clarice escreve de um jeito para que você entre na alma da personagem, se identifique com ela. Muito bom!

Um comentário:

  1. Bom, já que deu a liberdade de expressão aqui no seu blog (hehehe). Vou recomendar que leiam meu blog: www.rolecake.blogspot.com

    E caso queiram ler um livro bom, recomendo que leiam:

    "Admirável mundo novo" de Aldous Huxley;
    "O morro dos ventos uivantes" de Emily Brontë;
    "Dragões de Éter" de Raphaël Draccon;
    "Cartas na rua" de Charles Bukowski;
    "Lyrical balads" de William Wordsworth;

    Estou começando agora com essa coisa de ler blogues. Tenho o meu, mas sinceramente, não sei se as pessoas têm realmente saco para ler coisas online. Eu estou aprendendo a gostar de ler online. That's the future.

    ResponderExcluir