sexta-feira, 22 de julho de 2011

Desmistificando a Bolívia

Nestas férias de julho fiz a tão planejada viagem Bolívia-Peru.
Tinha vontade de realizar o roteiro há muitos anos, mas apenas de alguns tempos pra cá pesquisei de verdade, e finalmente este ano pude ir!
Antes eu planejava a viagem como a maioria das pessoas: pensando que a Bolívia seria apenas um caminho para chegar ao Peru e às ruínas de Machu Picchu - grande erro!!!
A Bolívia revelou-se um país interessantíssimo e intrigante, com paisagens muito belas, contrastes sociais e grande diversidade e riqueza cultural.

Fui de avião até La Paz - muito frio!
Desmistificação n°1- soroche, o mal da montanha: dizem por aí que ao chegar em La Paz, principalmente quem não vai por terra, sente imediatamente os efeitos da altitude, a falta de ar, palpitações, entre outros. Uma passageira disse que pessoas até desmaiam de repente!...balela...O que realmente ocorre é que para um esforço leve que no Brasil você faria facilmente, lá parece que foi um esforço maior.Você fica, na realidade, bem mais cansado. Mas isso dá para ir se adaptando com o tempo.

Desmistificação n°2 - chá de coca: dizem que ajuda a combater o mal da montanha, uns dizem que ajuda a dormir melhor, outros já tomam para acordar...fato é que como qualquer chá quentinho no frio, você pode se sentir um pouco relaxado, nada diferente do que qualquer chá de erva doce ou mate poderia fazer. Ah, e o gosto não tem nada de mais, principalmente adicionando um pouquinho de açúcar.

Andar por La Paz é perceber como as pessoas mantém suas raízes culturais: é muito comum ver descendentes indígenas andando pelas caóticas ruas com suas roupas coloridas e levando os filhos amarrados por panos nas costas... Ao mesmo tempo existe a população mais jovem, com roupas da moda, e os carros circulando loucamente nas ruas.
Fomos para o Valle de La Luna de táxi. Ao voltar pegamos um ônibus local: nunca andei em um ônibus tão apertado. O teto é super baixo, então quem tem uma estatura mais mediana no Brasil, lá na Bolívia vira gigante, e tem que voltar todo corcunda no ônibus...rs

Uma dica: compre o boleto turístico de museus no "Costumbrista", que te dá o direito de visitar quatro museus. É muito interessante, se aprende bastante não só sobre civilizações pré-colombianas, mas também sobre a história mais recente da Bolívia. Fiquei impressionada em como a história deles é bem parecida com a nossa, tem até um "Tiradentes" alvo de traidores...

De lá seguimos para Tiwanaku e depois para o lago Titikaka...

Nenhum comentário:

Postar um comentário