quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tiwanaku

Seguimos para Tiwanaku, que fica a algumas horas de La Paz.
No caminho se descortinam lindas paisagens, uma planície imensa e dourada, com os Andes nevados ao fundo.



Em Tiwanaku (ou Tiahuanaco) desenvolveu-se uma civilização de mesmo nome, que precedeu os Incas. Eles construíram templos, observatórios astronômicos, sistemas de drenagem e esculturas em monolitos que até hoje impressionam. Claro que muitas dessas obras estão hoje destruídas, tanto pela colonização espanhola que arrasou muita coisa, como a própria exposição ao clima e o passar do tempo. Apesar disso, ainda é possível observar parte do legado que hoje está protegido.

A visita iniciou-se pelo museu, onde a guia nos apresentou a localização geográfica das principais civilizações pré-colomianas nas diversas regiões da Bolívia: Cordilheira, Altiplano,Vale e Selva.

Em seguida apresentou a ordem cronológica das civilizações com os principais avanços em cerâmicas, tecidos, construções e técnicas agrícolas. Foi incrível descobrir que há tantos séculos os Tihuanacos já desenvolviam formas de cultivos resistentes ao frio rigoroso, mesclavam espécies vegetais, chegando a ter milhares de tipos de batatas e centenas de variedades de milho. Até hoje é possível experimentar um pouco dessa diversidade na culinária local.

Depois seguimos para o principal templo de Tiwanaku, no qual eram realizadas observações astronômicas. Ao subir no local você já sente algo diferente, uma tranquilidade. Dizem que é por causa da energia magnética que existe ali, mas talvez seja pela paisagem e pelo silêncio. Seja como for, essas construções sempre mexem com quem as visita.






Vimos a Porta do Sol, com várias gravuras em relevo que até hoje não tem uma difinição exata de seu significado. Alguns dizem ser um calendário, outros dizem que conta a história do Deus Sol - Viracocha...

De lá fomos almoçar - carne de lhama - gostoso, diferente, suave. Entretanto, não se avistam lhamas nas redondezas...os campesinos hoje preferem criar gado.

Depois do tour, descemos em El Alto, pegamos o ônibus para Copacabana, cidade à beira do lago Titikaka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário