segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

09-10 de janeiro - Litoral norte e ocaso na praia do Jacaré

09 de janeiro de 2013

Dia dedicado às praias do litoral norte. Planejamos ir a Coqueirinho (do norte) e Tambá. Saímos um pouco tarde e chegar até lá foi mais demorado do que esperávamos. Chegamos na cidade de Baía da Traição e pedimos informações de como chegar a Coqueirinho, cujo acesso era na verdade antes de entrar na cidade.
Nos deparamos com uma praia tranquila, com pouca gente e poucos lugares para comer. A praia tem uma orla longa mas com faixa estreita de areia. Ficamos num bar no canto direito, defronte a uma parte da praia represada, com águas bem claras e alguns barquinhos de pesca. Estava tudo bem tranquilo até que nossa amiga foi atingida por uma água viva. Saímos de lá e fomos a uma farmácia na cidade de Baía da Traição para comprar uma pomada de queimadura... Então Tambá ficou de fora dessa vez...

10 de janeiro de 2013

Nesse dia acordei bem cedo para ver o nascer do Sol na cidade onde ele nasce primeiro. O visual é realmente muito bonito! Às cinco horas da manhã o dia já está claro e várias pessoas já estão na rua fazendo caminhadas, andando de bicicleta...

Também foi bom acordar cedo, pois fomos fazer o passeio de Barco para Picãozinho, que deve respeitar o horário da maré baixa. Os recifes de corais ficam próximos da praia de Tambaú, levou uns quinze minutos de barco. Fomos separados em grupos para entrar a cada 40 minutos, o que é bom, pois a área não é tão grande, se fossem mais pessoas de cada vez ficaria bem tumultuado o mergulho. Eu já levei meu snorkel, mas quem não tem eles alugam no barco por R$10,00 e fornecem coletes salva-vidas, mas são daqueles de emergência, que não permitem muita mobilidade, não são os mais apropriados para fazer snorkeling.
Esse passeio costuma sair por R$50,00, conforme vimos na praia de Tambaú, mas conseguimos agendar na própria pousada a R$30,00, que acho que seria o preço justo.
A visibilidade estava muito boa, deu para ver vários tipos de peixes coloridos.

Na volta do passeio fomos almoçar no Mangai, restaurante com comida regional sertaneja por quilo. Existem muitas, mas muuuiiitas opções no buffet de pratos com carne seca, carne de sol, feijão verde, macaxeira (mandioca ou aipim), entre outros. A comida é muito boa e dá para experimentar um pouco de cada coisa, já que você mesmo faz seu prato. Também tem outras opções no cardápio, como tapiocas salgadas e doces e diversos sucos de fruta, eu particularmente gosto bastante de suco de cajá.

À tarde fomos para o Rio Jacaré, ver o por do sol ao som do famoso Bolero de Ravel, tocado pelo Jurandy do Sax.
Nas margens do rio tem uma feirinha de artesanato e várias lojinhas e bares, é bem charmosinho para dar uma passeada e fazer umas comprinhas.
Fomos para o bar Maria Bonita, onde o Jurandy do Sax toca algumas músicas antes de sair para a canoa e fazer a sua performance. Próximo ao ocaso, o músico sai do bar e reaparece no rio, tocando o Bolero de Ravel, até o sol se por completamente, subindo e descendo pelo rio, tocando para os barcos e bares. É um espetáculo realmente muito bonito, único, algo que só se vê ali.

Fechamos o dia e nossa passagem por João Pessoa com chave de ouro!