quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cusco: imersão na capital no Império Inca

De Arequipa até Cusco são exatas 10 horas de viagem. Convém viajar à noite para conseguir dormir. Viajamos pela Cruz Del Sur - muito confortável!!!

Chegamos em Cusco pela manhã, fomos para o hostel e lá mesmo contratamos o city tour para o mesmo dia à tarde, e o passeio para o Vale Sagrado no dia seguinte.

Para passar o tempo, fomos caminhar pela cidade. Como estamos no centenário da descoberta de Machu Picchu, além de julho ser o mês da independência do Peru, a Plaza de Armas estava em festa: shows de música e dança em frente a Catedral, animando e conturbando um pouco o local.

Fomos até a rua de pedras, onde tem a famosa pedra dos 12 ângulos. Lá apareceu uma menina que começou a dar explicações. Na verdade, aquela parede era parte da casa onde o imperador Inca morava. Ela foi destruída e parte da estrutura foi aproveitada para erguer uma construção espanhola no local. As construções coloniais sofreram várias vezes com os terremotos, precisando ser sempre reconstruídas, enquanto a dos incas mantiveram-se estáveis ao longo dos séculos. É comum eles fazerem a comparação entre as construções incas e as construções dos "incapazes" - espanhóis.
Cuidado com esses guias que aparecem repentinamente pelas "calles", apesar de geralmente explicarem bem, vão querer uma boa grana no final. Eu inicialmente nem queria ficar muito por ali, pois pensei que veria a mesma coisa no city tour. Mas na verdade, depois não passamos por ali, o que é imperdível!!!!










Depois do almoço fomos para o city tour: visitamos a Catedral, o Qoricancha (antigos templos incas, hoje é um santuário católico), e várias ruínas fora da cidade, a mais impressionante é Sacsayhuamán. Trata-se de uma construção enorme, com grandes pedras polidas e intrigantemente bem encaixadas. De lá é possível ver toda a cidade de Cusco.

No dia seguinte, fomos para o Vale Sagrado: Belíssimas paisagens!!!
Passamos por várias cidadezinhas com os locais vendendo artesanatos e segurando alpacas para os turistas fotografarem.
Visitamos sítios arqueológicos incríveis, principalmente em Ollantaytambo, onde há o templo do Sol e vários terraços agrícolas.




No dia seguinte iniciamos a Trilha Inca, rumo a Machu Picchu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário