segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Puno e Ilhas Flutuantes de Los Uros

Pela manhã fomos para a agência em Copacabana, na qual marcamos para nos levar a Puno. Chegou um carro lotado que foi deixando as pessoas no caminho. Por sorte a fronteira não fica longe. Descemos do carro para pegar o visto de saída da Bolívia, atravessamos a ponte e entramos no Peru. Pegamos o visto de entrada e fomos abordados por um motorista, que na verdade era quem nos levaria de van para Puno. Ele foi muito atencioso. Nos levou até a agência em Puno, a qual nos levaria para as ilhas flutuantes e providenciaria a passagem para Arequipa.

Deixamos as mochilas na agência e fomos almoçar no cento, num restaurante muito aconchegante, com vista privilegiada da Plaza de Armas.


Quando estávamos planejando a viagem, uma das grandes dúvidas era saber se pernoitaríamos em Copacabana ou Puno. Copa tem seu charme por estar à beira do Lago Titikaka, mas Puno é muito mais estruturada e bem mais bonita.


Após o almoço, retornamos para a agência, e fizemos o passeio para as ilhas flotantes de Los Uros. Esse é um passeio muito interessante, lá os locais explicam como foram construídas as ilhas: terra, raízes e totora. Eles prendem as ilhas com estacas para não saírem flutuando desgovernadamente pelo Lago. As casas tem aparelhos eletrônicos como Tv e Som, que funcionam com energia solar, a partir de placas fotovoltaicas. É possível fazer um passeio muito rápido nos barcos de totora, pagando 10 soles.







No fim do dia voltamos para o terminal de buses de Puno. Como era cedo, conseguimos trocar a passagem para partimos antes rumo a Arequipa. Inclusive, no terminal de ônibus eles não param de gritar a venda de passagens para este destino "Arequipa,Arequipa,Arequipa"! Mas nem todos os ônibus são turísticos, e é importante buscar um pouco de conforto, pois são quase 10horas de viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário