terça-feira, 24 de outubro de 2017

Chile de Norte a Sul - Dia 08 - Ventos do Sul

Nesse dia eu faria o trekking base Torres, que chega até a base das Torres del Paine.
Mas a atividade foi cancelada pelo mau tempo: muito vento e neve.
Sabendo disso eu resolvi fazer uma caminhada: ir do hostel até o mirador Dorotea, de onde se tem vista panorâmica da cidade de Puerto Natales.
Então saí em meio a uma ventania, que foi suficiente para cancelar um trekking, rumo a uma caminhada, na beira da estrada, de quase 2 horas e mais 130 m de declividade...
Cheguei bem perto, mas quando senti que ia ser levada pelo vento, resolvi que estava me arriscando demais e voltei.
Ainda deu para ter uma uma vista na cidade:


Ao chegar no hostel encontrei um rapaz que trabalha como guia em Torres. Ele me explicou que o normal  é pegar ventos de até 80 km/h no trekking base Torres, e temperaturas bem negativas...Naquele dia o vento estava a uma velocidade de quase 130 km/h !!!
No que eu estava pensando? Não ia rolar nem de fazer esse trekking nas "condições normais", quanto mais uma caminhada em meio a ventos de 130 km/h? Eu até gosto de andar, mas há limites...

Torres del Paine exige preparo e equipamentos adequados. O tempo é instável e pode ocorrer nevascas, ventanias. E nem sempre as agências de turismo informam sobre isso. Apenas vendem a ideia daquelas fotos bonitas, mas pode ser algo muito perigoso se feito sem os devidos cuidados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário